líder de respeito: o manual do gestor extraordinário

Um dos temas mais debatidos em ambientes empresariais, de pequenas a grandes empresas, é o tipo de gestão delas. Seja horizontal ou vertical, é inquestionável a importância de um treinamento ideal de equipes, de um acompanhamento no desenvolvimento do time e de uma excelência no processo de tomada de decisão e gerenciamento de crises. Por isso, é importante entender o verdadeiro conceito de liderança. Afinal: O que é liderar?
Liderar é a talentosa ação de comandar pessoas, não só simplesmente delegando funções, direitos e deveres, mas principalmente atraindo seguidores inspirados e influenciando positivamente mentalidades e comportamentos.
Um bom líder sabe compreender necessidades e orientar sua equipe.
Em outras palavras: mais do que simplesmente delegar, mas definitivamente, inspirar!
Hábitos de um líder de sucesso:
1 – Equipe segura, maiores resultados
Alguns líderes intimidam sua equipe pelo nome, posição, título e poder, simplesmente entrando em uma sala. No entanto, líderes que são naturalmente mais bem-sucedidos, encorajam seu time a expressarem suas opiniões, e procuram verdadeiramente ouvir.
Incentivar a equipe é fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor ideias, pontos de vista e agregar valor à empresa.
2 – Gere feedbacks
Negativos, e principalmente positivos, feedbacks são essenciais para o desenvolvimento da equipe. É normal que os funcionários queiram saber se estão tendo um bom desempenho. Por isso, prestar atenção e apreciar ideias é um jeito de mostrar a importância dos membros de uma equipe, criando um relacionamento de confiança mútua. O que o funcionário precisa ouvir? Ponto para ênfase nos feedbacks positivos e motivacionais e empatia!
3 – Leveza no ambiente de trabalho
Harmonia da equipe é também um fator essencial para motivação e funcionamento do time. Muitos chefes questionam esse modelo de gestão. Mas mais uma vez, é nesse ponto que conseguimos determinar a separação entre chefes e líderes.
Ambientes de trabalho mais leves, mantendo o foco, atuam diretamente na produtividade do time. Essa pode ser considerada a receita de bolo do sucesso de muitas startups – ou seja, modelo de futuro! Horários alternativos, implementação de home office, casual Friday, academias de musculação e até mesmo sessões de massagem fazem parte da estruturação de um clima muito mais agradável nas empresas.
4 – Faça acontecer
Líderes bem-sucedidos se tornaram lideres por tomar decisões! Eles enfrentam, resolvem problemas e procuram concentrar o diálogo entre os membros do time para chegar a uma conclusão estratégica. Como parte de um processo natural do trabalho e buscando sempre um plano de visão estratégica mais macro, estão empenhados em fazer acontecer, a todo o momento e enxergar a “Big Picture” das situações.
Como? Essa é a pergunta que os líderes buscam solucionar. Eles criam respostas, ou caminhos para encontra-las, acima de perguntas.
5 – Organização
A organização no ambiente de trabalho é essencial para o funcionamento da engrenagem do time. Algumas dicas são básicas e ajudam muito mais do que podemos imaginar:
• Começar cedo – tarefas mais importantes e que demandam mais atenção, pela manhã;
• Mesa e ambientes organizados;
• Priorizar as atividades e agenda do dia;
Podemos contar com algumas regras que norteiam e baseiam o entendimento de como grandes empresas visualizam estratégias de crescimento. Uma ótima inspiração é a obra “Sonho Grande”, que fala sobre a história de sucesso e liderança de Jorge Paulo Lemann, líder mais rico do Brasil, e de seus parceiros e sócios.
Os mandamentos são muito claros em relação a lideranças e gestões bem-sucedidas:
• Bons profissionais com objetivos comuns trabalhando em equipe são o patrimônio mais importante e maior diferencial de um negócio;
• Encontrar, treinar e manter bons profissionais é uma luta permanente e diária para todos os acionistas;
• Os ganhos devem ser estimulantes, justos e equilibrados com os interesses gerais da sociedade;
• Avaliação de pessoas é um item essencial para o negócio;
• A principal função dos donos de um negócio é escolher pessoas melhores do que eles para manter a empresa funcionando, mesmo sem suas lideranças;
• A liderança é exercida por ideias claras e pelo exemplo diário, nos mínimos detalhes;
• Debater é importante, mas tudo a ser considerado requer alguém responsável por trás. No final, alguém tem de tomar uma decisão;
• Senso comum vale muito mais do que ideias complexas. O simples é sempre melhor que o complexo;
• Um bom negócio está sempre procurando melhorar. Seja qual for o grau do sucesso, sempre há espaço para avanço;
• Sempre reduzir os custos. Isso é algo que está sob o seu controle e garante a sobrevivência do negócio;
• Inovações que criam valor são úteis, mas “copiar” o que funciona bem é muito mais prático e funcional;
• A educação contínua dos profissionais deve ser um esforço permanente, incorporada à rotina dos negócios;
• Atenção com a mídia! Só expor objetivos concretos;
• Foco, foco e mais foco no essencial;
• Comunicação e transparência com os dados mais importantes ajuda a educar e a criar vantagem competitiva;
• Ser ético é essencial;
• Leva-se muito tempo para construir uma reputação, que pode acabar em um piscar de olhos;
• Em vez de buscar o pote de ouro no fim do arco-íris, ande o arco-íris inteiro obtendo lucro no caminho;
• Um sonho grande, desafiador e comum é essencial e ajuda a todos a trabalharem na mesma direção;
Líderes de sucesso traçam trajetórias de sucesso, seja qual for o seu negócio;
Você tem sido um líder, de verdade, na sua empresa?