Entre As Características Deste Livro Destaca-Se A Diferenciada Abordagem Didática. O Objetivo É Mostrar A Real Potencialidade De Cada Indicador De Desempenho Econômico E Financeiro E Evidenciar Suas Limitações À Luz De Diversos Fatores. A Abordagem Assumida Parte Da Perspectiva Do Usuário Externo, Ou Seja, A Análise É Realizada Sob A Ótica De Quem Está Fora Da Empresa, Tendo Como Informações Para Avaliação E Tomada De Decisões Apenas As Demonstrações Publicadas, Como De Fato Ocorre Na Prática.
O Critério De Análise Enfatiza A Interpretação Dos Instrumentos De Análise (Construção Do Relatório) A Cada Capítulo. Em Termos Conceituais, O Livro Se Preocupa Em Utilizar Nomenclaturas E Normas Conforme Preconizam Os CPCs E A Lei 11.638. Merece Destaque Também A Abordagem Sobre Valuation, Em Que São Apresentados Conceitos Introdutórios Sobre A Gestão Baseada Em Valor.
O Texto Oferece Atividades Sugeridas Ao Professor Para Trabalhar Os Conceitos Em Salas De Aula, Fundamentadas Nas Pedagogias Ativas, As Quais Centralizam O Leitor No Processo De Ensino E Aprendizagem. Também Há Comentários Sobre Os Aspectos Didáticos, Fundados Em Teorias Educacionais, Que Envolvem Aspectos Específicos De Cada Unidade Para Que Possam Ser Explorados Pelos Leitores E Professores No Desempenho Da Atividade Docente.
A Obra Traz Ainda Exercícios Para Aplicação De Conceitos, Além De Testes De Concursos, Exames E Processos Seletivos Atuais.
Para Uma Análise Mais Aprofundada Sugere-Se, Após A Leitura Deste Livro, A De Análise Avançada Das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica, Dos Mesmos Autores E Editora.
Livro-Texto Para A Disciplina Análise De Demonstrações Contábeis Dos Cursos De Graduação Em Administração De Empresas, Finanças, Economia E Contabilidade. Indicado Também Para Profissionais Especialistas Da Área De Análise De Balanços.