De modo geral, tanto estudantes de graduação quanto pesquisadores de mestrado e doutorado assistem aulas das disciplinas de metodologia científica e afins com a obrigação de submeter manuscrito aos periódicos científicos e apresentar dissertação no f ormato de artigo ou tese no formato de artigo ao departamento. Aos graduandos cabe, no pior dos cenários, durante ou no mais tardar, após essas aulas, produzir monografia, trabalho de conclusão de curso (tcc), trabalho final de graduação (tfg), tr abalho interdisciplinar (ti), trabalho de conclusão curso - plano de negócios (tcc-pn), projeto experimental (pe), trabalho de graduação (tg), trabalho de graduação interdisciplinar (tgi) ou outro trabalho similar. Ocorre que qualquer dessas taref as é enfadonha quando proposta nesses termos, porque nem todos os estudantes e pesquisadores tiveram a preparação necessária. Não só os estudantes, mas também os pesquisadores de mestrado e doutorado têm inclinações por propostas mais vivas, dinâmica s e interativas. Daí o sucesso das últimas edições do Manual de técnicas de redação científica. A 2ª edição dos livros da coleção Cadernos de exercícios do Manual de técnicas de redação científica segue essa trilha: desperta a atenção do estudante e do pesquisador, estimula a criatividade e contextualiza saberes com o propósito de criar condições favoráveis ao envolvimento livre nas atividades de construir o próprio conhecimento. Assim, ao ser propostas outras tarefas, como a de produzir text os mais densos (tais quais dissertação, tese ou artigo científico), os pesquisadores estarão mais receptivos à riqueza que se pode descortinar: ela sempre esteve disponível, porém, mantinha-se encoberta em decorrência de estresse, ansiedade e frustra ção. A coleção Cadernos de exercícios é uma obra inovadora e única – trata-se da primeira publicação do gênero no Brasil. Apresenta, de maneira clara e direta, os conhecimentos teóricos de modo descontraído e fácil de entender, com exercícios prát icos para auxiliar na assimilação e fixação do conteúdo.